Questões e Comentários de apoio à leitura do texto nº 1 de CP I
Prof. Assistente Milton Paiva – CP I – 1º ano ISCJS
O PODER
Mário Stoppino, in Enciclopédia POLIS, p. 933-942
I
COMENTÁRIOS
O texto em análise reporta-se ao Capítulo I do Programa de Ciência Política I (CP) – A POLÍTICA E O SEU ESTUDO – mais concretamente ao seu objecto de estudo. Ainda que a questão não seja pacífica entre os diversos autores que tem debruçado sobre o assunto, a tese que elege o Poder como objecto de estudo da CP é, a par da tese Estado, uma das mais defendidas (Cf. esta problemática noutro Sumário a publicar brevemente).
Ao longo, desse interessante artigo, o autor vai tentando, ponto por ponto, abordar e tomar posições a respeito de uma série de problemáticas e de subquestões que o estudo do PODER suscita, tentando chegar a uma espécie de síntese de uma teoria geral do Poder.
As questões abaixo enumeradas, são aquelas que fomos lançando ao longo das aulas práticas dedicadas à análise do ref. texto, para servirem de apoio à leitura e à recolha das ideias mestras.
II
QUESTÕES DE APOIO À LEITURA
1.Qual o significado mais geral de Poder e qual o seu significado especificamente social?
2.O poder social será uma coisa ou a sua posse, ou, diversamente, outra coisa mais? Justifique confrontando nomeadamente as posições de Hobbes e Gumplowicz e a do autor.
3.O poder sobre si próprio será também Poder que interesse ao campo de pesquisa da CP?
4.Para o autor o poder seria uma “relação triádica” entre homens. Em que consiste essa ‘tríade’ (3 coisas)? Exemplifique.
5.Defina o poder actual.
6.Em que medida a intencionalidade e o interesse de quem exerce o poder contam para se considerar que há ou não poder? Exemplifique.
7.Nas relações de poder do homem sobre o homem torna-se delicado afirmar-se que o comportamento de A foi causa do de B. Analise a problemática da causa nas relações humanas, nomeadamente, as noções de causa provável, condição necessária, condição suficiente, e condição necessária e suficiente.
8.Distinga relações unidireccionais de poder e relações recíprocas.
9.Defina e exemplifique o poder potencial.
10.Quais são os requisitos para que se possa afirmar que estamos em presença de um poder potencial?
11.Exemplifique a ideia de posse de recursos, habilidade para os converter em Poder e escala de valores.
12.Clarifique as noções de poder estabilizado e poder institucionalizado.
13.Explique as noções de imagem do poder e de expectativas do poder. Exemplifique.
14.Quais são os modos de exercício do poder?
15.Poder e influência são a mesma coisa ou coisas distintas?
16.Explique e exemplifique casos de conflitualidade do poder.
17.Em que consiste a mesuração do poder?
18.Quais são as 6 dimensões ou critérios a utilizar na mesuração do poder?
19.Refira os contributos de Max Weber e de Harold Lasswell para o estudo do Poder.
20.Quais os métodos de investigação empírica do poder?
21.Quais a críticas que são apontadas a cada um deles?
22.Qual a conclusão que o autor retira da apreciação desses diversos métodos?
Prof. Assistente Milton Paiva – CP I – 1º ano ISCJS
O PODER
Mário Stoppino, in Enciclopédia POLIS, p. 933-942
I
COMENTÁRIOS
O texto em análise reporta-se ao Capítulo I do Programa de Ciência Política I (CP) – A POLÍTICA E O SEU ESTUDO – mais concretamente ao seu objecto de estudo. Ainda que a questão não seja pacífica entre os diversos autores que tem debruçado sobre o assunto, a tese que elege o Poder como objecto de estudo da CP é, a par da tese Estado, uma das mais defendidas (Cf. esta problemática noutro Sumário a publicar brevemente).
Ao longo, desse interessante artigo, o autor vai tentando, ponto por ponto, abordar e tomar posições a respeito de uma série de problemáticas e de subquestões que o estudo do PODER suscita, tentando chegar a uma espécie de síntese de uma teoria geral do Poder.
As questões abaixo enumeradas, são aquelas que fomos lançando ao longo das aulas práticas dedicadas à análise do ref. texto, para servirem de apoio à leitura e à recolha das ideias mestras.
II
QUESTÕES DE APOIO À LEITURA
1.Qual o significado mais geral de Poder e qual o seu significado especificamente social?
2.O poder social será uma coisa ou a sua posse, ou, diversamente, outra coisa mais? Justifique confrontando nomeadamente as posições de Hobbes e Gumplowicz e a do autor.
3.O poder sobre si próprio será também Poder que interesse ao campo de pesquisa da CP?
4.Para o autor o poder seria uma “relação triádica” entre homens. Em que consiste essa ‘tríade’ (3 coisas)? Exemplifique.
5.Defina o poder actual.
6.Em que medida a intencionalidade e o interesse de quem exerce o poder contam para se considerar que há ou não poder? Exemplifique.
7.Nas relações de poder do homem sobre o homem torna-se delicado afirmar-se que o comportamento de A foi causa do de B. Analise a problemática da causa nas relações humanas, nomeadamente, as noções de causa provável, condição necessária, condição suficiente, e condição necessária e suficiente.
8.Distinga relações unidireccionais de poder e relações recíprocas.
9.Defina e exemplifique o poder potencial.
10.Quais são os requisitos para que se possa afirmar que estamos em presença de um poder potencial?
11.Exemplifique a ideia de posse de recursos, habilidade para os converter em Poder e escala de valores.
12.Clarifique as noções de poder estabilizado e poder institucionalizado.
13.Explique as noções de imagem do poder e de expectativas do poder. Exemplifique.
14.Quais são os modos de exercício do poder?
15.Poder e influência são a mesma coisa ou coisas distintas?
16.Explique e exemplifique casos de conflitualidade do poder.
17.Em que consiste a mesuração do poder?
18.Quais são as 6 dimensões ou critérios a utilizar na mesuração do poder?
19.Refira os contributos de Max Weber e de Harold Lasswell para o estudo do Poder.
20.Quais os métodos de investigação empírica do poder?
21.Quais a críticas que são apontadas a cada um deles?
22.Qual a conclusão que o autor retira da apreciação desses diversos métodos?
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire